quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ENGENHARIA DO MOURA LACERDA: INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Ângela Maria Rodrigues
Professora do CUML e Coordenadora do TCC - Engenharia


Com 40 anos de tradição, o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda não mede esforços para atualizar-se constantemente, motivado pelo compromisso de formar profissionais que atendam as mais variadas necessidades do mercado da construção em todos os seus segmentos.
É considerando o compromisso firmado desde o inicio, de oferecer uma formação sólida e de qualidade condizente com uma área em constante evolução, que a estrutura curricular do curso de Engenharia Civil é continuamente reavaliada. Como resultado, a mais recente mudança curricular contemplou a inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso – monografia e artigo cientifico - como exigência para a obtenção do grau de Engenheiro Civil.
Em vigor desde 2008, o Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto trabalho de síntese, aprimora a formação generalista dos discentes e instiga a reflexividade de temas que vão desde a sustentabilidade ambiental e social à reavaliação de prescrições normativas em vigor. As pesquisas, desenvolvidas sob a orientação de mestres e doutores, com ampla experiência de mercado, são avaliadas por bancas examinadoras que, estimulados pelo desejo de fomentar a prática constante da pesquisa cientifica, tem assegurado momentos ímpares de troca intelectual.
Em função da qualidade das pesquisas e da relevância das temáticas abordadas, vem ocorrendo desde o 1º. Semestre de 2009 as Jornadas de Monografias da Engenharia Civil. Durante o evento, alunos concluintes ou não e todo o corpo docente se voltam para a comunicação e promoção de idéias relevantes no universo da pesquisa cientifica.
A prática da pesquisa tem propiciado uma experiência acadêmica rica em termos de aprendizagem uma vez que rompe com a tônica cartesiana muitas vezes presente em cursos de engenharia.
A inclusão da pesquisa acadêmica no curso tem sido decisiva para alguns alunos concluintes terem uma percepção mais clara da área que pretendem atuar profissionalmente, uma vez que são estimulados a escolherem temas condizentes com suas expectativas profissionais. Somando-se a isso, a familiaridade com os métodos científicos tem repercutido no interesse dos egressos em darem continuidade às suas investigações em cursos de pós-graduação lato sensu, também oferecidos pela instituição, como Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança, Engenharia de Estruturas, Tecnologia e Gerenciamento das Construções, Engenharia de Obras Rodoviárias e Sistemas Viários Urbanos e Avaliações e Perícias de Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário